sexta-feira, 20 de outubro de 2017

4 Motivos para fazer Drawback






O Drawback é um benefício para as empresas exportadoras. Se a empresa exporta, necessariamente ela utiliza insumos para fabricar este produto. A tributação na compra de mercado interno ou importação deste insumo pode ser suspensa ou isenta, conforme modalidade. 



Conheça algumas importantes vantagens:



1. Redução de custo
A redução de custo, se dúvida sim é o principal e mais importante motivo para se utilizar o Drawback.

2. Maior volume de venda
Supomos que o seu produto custe para você U$50,00, e você vende a U$90,00 ao seu cliente, ou seja, U$40,00 de lucro. 
Agora imagine que o seu produto não vai mais custar os U$50,00, mas sim U$30,00 (redução de 40% do custo total). O que você faria? Continuaria vendendo aos mesmos U$90,00 ou repassaria a um preço menor como, por exemplo, U$70,00. 
Note que você continuaria ganhando o mesmo valor que antes, U$40,00.
Com a redução de preço ao seu cliente, uma das consequências é o aumento do volume de venda, pois se o cliente antes tinha pedido de, por exemplo, 7 x U$90,00, daria U$630,00. Agora ele pode comprar 9 pelo mesmo valor total (9 x U$70,00 = U$630,00).

3. Fluxo de caixa
Além da redução de custo, um fator importante que pesa na hora de importar ou comprar com Drawback, é a questão de fluxo de caixa, onde não será necessário desembolsar os tributos na importação, por exemplo, tais como: II, IPI, PIS, COFINS, ICMS, AFRMM(se marítimo), na modalidade Suspensão. Ou seja, na hora de nacionalizar, não será necessário o pagamento de todos estes tributos, apenas despesas com transporte, despachante e armazenagem, as quais ainda podem ser pagas posteriormente, dependendo do acordo com o fornecedor.

4. Melhorias nos processos
Podemos considerar um ganho indireto também com o Drawback a questão de gestão e controle dos processos internos, tanto de importação, exportação e fiscal, terão que estar alinhados ao processo de Drawback, devido ao controle de saldos dos insumos e produtos. Com isto, a empresa passará por uma adaptação, que depende do cliente, ser de maior ou menor impacto, conforme os processos internos. Se a empresa estiver melhor preparada, com processos mais estruturados, não serão grandes as mudanças, apenas novo processo que será incluído no fluxo. Porém se a empresa não tiver nenhuma processo bem definido, passará por uma necessidade de adaptação maior.

Ficou alguma dúvida? Comente aqui em baixo!
Equipe VISONET.
Acesse nossa página do Facebook: facebook.com/Visonet
Conheça nossa página da Web: www.visonet.net

0 comentários:

Postar um comentário